Quando você bebe água, você tem consciência do que acontece com o seu corpo? Afinal, para quê serve a água? Temos um mecanismo natural que nos avisa que precisamos tomar água: a sede. Nosso corpo é constituído aproximadamente de 70% de água, o que fica evidente que a reposição desse líquido deve ser constante em nosso organismo. Quero compartilhar com você a importância da água no corpo humano e também sobre os perigos aos que não se hidratam corretamente.
A água auxilia na distribuição de nutrientes entre as partes mais importantes do corpo, promove a liberação de toxinas presente no organismo, auxilia na manutenção da temperatura do corpo em 37º, hidratação da pele, equilíbrio da pressão arterial, serve de base para os tecidos, sangue e todas as secreções líquidas e umedece as mucosas que são responsáveis pela sensibilidade e sensação submetidas ao ambiente, libera o excesso de sais e gordura presente no organismo. A água também é responsável pela regeneração das partes afetadas do corpo e reduz o processo de envelhecimento das células.
Todo o funcionamento do corpo está sujeito à presença da água em níveis aceitáveis. O adulto deve beber em média, dois litros de água por dia. Podemos verificar várias doenças, problemas digestivos, intestinais e mau funcionamento de vários órgãos em virtude da pouca ingestão desse líquido. Quando deixamos de beber água, o corpo diminui seu processo de distribuição de nutrientes, as toxinas acumulam-se no organismo, os rins se sobrecarregam e formam-se pequenos cálculos renais sobrecarregando os defensores naturais do corpo, que entra em colapso e desestabiliza a pressão e obriga o sistema orgânico a modificar todo o funcionamento para manter a temperatura e vitalidade dos órgãos principais. Esse quadro propicia um sério risco de morte e falência múltipla de órgãos, pois o corpo fica totalmente debilitado e desestabilizado.